Carta aberta do Youtube sobre o vídeo de Logan Paul

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Depois de bastante tempo em silêncio sobre o ocorrido, o Youtube finalmente se pronunciou sobre o polêmico vídeo de Logan Paul.

Logan é o quinto criador que mais fatura com a Plataforma, segundo a lista da Forbes, e conta com 15 Milhões de fãs em seu canal. Alguns dias atrás, Logan Paul fez um vídeo na floresta de Aokigahara, que além de ter a fama de ser mal assombrada é conhecida como “floresta do suicídio” no Japão. Dentro do vídeo, Logan incluiu uma cena em que ele e os amigos se deparam com o corpo de uma vítima de suicídio.

O vídeo foi deletado, e Logan pediu desculpas publicamente tanto em seu canal quanto em sua conta no twitter.

Resposta do Youtube sobre o vídeo de Logan Paul

Até então o YouTube não havia se pronunciado a respeito do caso. Mas ontem foi publicada no perfil do YouTube no twitter uma carta aberta a comunidade de criadores.

A carta está em inglês, mas a tradução dela você pode ler aqui em baixo:

 

“Uma carta aberta a nossa comunidade:

Muitos de você se frustraram com a nossa falta de comunicação recentemente. Estão certos em estar assim. Vocês merecem saber o que está acontecendo. Como muitos outros, nós ficamos bastante chateados com o vídeo que foi compartilhado na semana passada na plataforma.

Suicídio não é uma piada, e jamais deveria ser uma força de captação de views. Como Anna Akana perfeitamente colocou: “Aquele corpo era uma pessoa que alguém amava. Não se entra numa floresta famosa por suicídios com uma câmera e alega ser em prol de conscientização sobre doenças mentais.”

Nós esperamos mais dos criadores que constroem suas comunidades no youtube, e sabemos que vocês também. Este canal violou nossas normas de comunidade e nós agimos de acordo. Além de estamos providenciando futuras consequências. Nos levou um longo tempo para responder, mas nós ouvimos tudo o que vocês estavam dizendo.

Nós sabemos que as ações de um criador podem afetar a comunidade inteira, então teremos mais a compartilhar logo sobre os passos que estamos dando para ter certeza que um vídeo como aquele nunca circule de novo.”

Claro que tudo isso é muito legal, mas o que é essa punição? Não queremos que o YouTube seja injusto, tanto com o criador (que deu uma baita pisada na bola) mas também não seja injusto com outros criadores mudando (novamente) o algoritmo em caça dos conteúdos que não são seguros.

Acho que foi legal essa abertura do YouTube de falar sobre o conteúdo, mas ainda falta um pouco mais de transparência com os criadores para que a gente entenda: AFINAL O QUE É FAMILY FRIENDLY DE VERDADE?

VIDEO NOVO no Canal