O que são Timestamps e como marcar o tempo nos vídeos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Você já deve ter reparado que na descrição de vários vídeos do YouTube, os criadores colocam links com a minutagem de uma parte interessante do vídeo.

A minutagem é o momento exato de algo no vídeo, como por exemplo, 1:52. Com essa minutagem você pode clicar neste link e você será redirecionado para o mesmo vídeo, só que o vídeo começará a tocar a partir do minuto 1 e 52 segundos, mesmo sem colocar o www na frente do número que representa o tempo do vídeo.

E como colocar uma opção para seus espectadores assistirem o seu vídeo a partir de determinado ponto que você ache mais interessante? Ou pular para alguma parte específica que você quer realçar com a sua audiência? Isso tudo de maneira rápida e prática e sem precisar de codificações mirabolantes.

A resposta pra todas essas perguntas tem um nome curtinho: TimeStamps.

O que são as Timestamps?

O que faz essa “mágica” é uma funcionalidade de texto chamada timestamp. Se a gente quebrar no meio o nome Timestamp, vai entender direitinho o nome: time = tempo, stamp=selo , ou seja um selo para o tempo, um selo para marcar alguma minutagem específica. 

Esse link criado na descrição do vídeo – ou no comentário – ao se escrever a minutagem de um ponto do vídeo. Quando esse link é clicado, ele inicia a reprodução do vídeo naquele trecho selecionado.

O timestamp – esse link na descrição – é criado pelo administrador do canal. Ou seja, você pode selecionar os melhores momentos do seu vídeo ou as mensagens mais importantes e deixá-las em destaque colocando o link em timestamps na descrição do vídeo.

Mas seus inscritos também conseguem criar links de timestamp nos comentários para mostrar aos outros espectadores suas partes favoritas do seu vídeo. Isso pode ser usado como estratégia para que a sua comunidade de inscritos possa interagir mais nos comentários.

Para que servem as timestamps de verdade?

Essa funcionalidade é útil para que você direcione o acesso a tempos específicos do vídeo. As timestamps são úteis de diversas maneiras, principalmente para canais que tem vídeos longos, criando a possibilidade de dividir o vídeo em tópicos, vídeo aulas em pontos de exercícios ou mesmo as músicas em longas apresentações musicais.

Em vídeos longos, o timestamp pode ajudar a manter a audiência interessada. Você pode colocar links para as melhores partes ou partes importantes do seu vídeo.

Os vídeos que tem o seu roteiro dividido em tópicos ganham um novo jeito de serem assistidos. Com o timestamp você pode linkar o tempo de início de cada tópico, e seu espectador poderá acessar exatamente o tópico que mais interessar.

Já para canais musicais, e que fazem upload de apresentações e show inteiros de seus criadores, o timestamp ajuda você a linkar exatamente o início de cada música na descrição, para que seu espectador possa ir direto a sua música favorita dentro do seu vídeo.

Se o seu canal é um canal educacional, você pode usar a funcionalidade de timestamp para direcionar seus alunos para pontos específicos da aula ou direcionar os alunos para exercícios, perguntas comuns e qualquer coisa que você queira ressaltar.
Quer aprender como colocar tempo na descrição dos seus vídeos com timestamps, então assista o vídeo abaixo:

VIDEO NOVO no Canal