Depois de tantas notícias sobre “o que é o YouTube” e “o que são os YouTubers“, nas últimas semanas (abril/17) surgiu o tema boicote ao YouTube. Muitos criadores ficaram desesperados – com razão – e outros passaram a investir palavras de ódio sobre a plataforma.
Entendo que muitos criadores tem seus negócios afetados diretamente, principalmente quando se toca no ponto de grana. Mas é preciso entender como chegamos nessa situação. Eu não sei nada oficial interno, mas existem alguns pontos para analisarmos e aprendermos com isso:
- O Youtube começou sem anúncios só sendo uma plataforma de conteúdo
- Em 2011, entraram os anúncios e todo mundo odiou/xingou muito. ( Mais especificamente 6 anos atrás. Veja só : https://www.facebook.com/camilopcoutinho/posts/10211102826378963?pnref=story )
- Alguns criadores podiam monetizar depois de ter seu conteúdo/canal avaliado.
- A avaliação foi ficando mais branda até que chegou ao ponto que a ativação da monetização é quase automática, e incluem algumas funcionalidades extras como thumbs personalizadas e programação de vídeos.
- As pessoas (não criadores, pessoas quaisquer) cresceram o olho para a possibilidade de ganhar dinheiro online.
- O crivo do dinheiro são visualizações e não qualidade, o que gerava cada dia mais pessoas focadas em subir qualquer coisa, incluindo conteúdos de terceiros.
- Muitos canais que faturam alto são canais que replicam novelas, esportes, e conteúdo de terceiros sem autorização, e reclamam muito (principalmente no fórum do YouTube sobre isso). Para mim devem ser deletados e ponto final.
- Com tanto conteúdo aleatório no mix de conteúdo bom, incluindo os que ferem gravemente as diretrizes, as empresas começaram a ver seus anúncios em vídeos que não faziam sentido para a empresa, seja pela cultura, produto ou mesmo aparecer em vídeos bem graves.
- No Reino Unido e alguns países da Europa, um grupo de agências e clientes decidiram deixar de usar o youtube (não o Adwords, mas somente de exibir no youtube).
- Como o alinhamento de agências é global, isso respinga no mundo todo. Literalmente.
- O YouTube tem funcionalidades que são melhoradas todos os dias, são milhares delas, incluindo robôs que precisam ser treinados para “pegar” esse tipo de conteúdo e banir/excluir/notificar etc… Esse é um dos papéis dos funcionários google/youtube.
- Com menos investimento nos anúncios, menos anúncios aparecem e tecnicamente, menos se ganha.
- O próprio YouTube está trabalhando muito forte (todas as pessoas que eu falei me disseram que essa é a prioridade número 1) para resolver isso.
- Os valores de cliques não são só definidos por isso. Existem fatores de mercados, campanhas, conteúdos, que podem estar pausamos mesmo, ou como o BRKSEDU lindamente falou em seu vídeo (Assista aqui que é obrigatório https://youtu.be/xaunYaweLls ) , as pessoas podem estar de férias ou (eu falo isso) estarem saturadas do seu vídeo ou sem tempo para ver. Enfim, são diversos fatores, diversas possibilidades.
Isto posto, penso que é muito mais uma questão de adaptação ao meio/plataforma, do que reclamações que muito provavelmente não terão resultados efetivos. Na internet não tem espaço para quem não está em constante transformação e pronto para a instabilidade do avanço tecnológico.
Se você quer ser um criador – e está apavorado com o boicote ao youtube – minha recomendação é que você pense no seu canal/conteúdo/produção como uma empresa. Dentro disso, podemos pensar em alguns aprendizados.
Alguns aprendizado no caso do Boicote ao YouTube:
- Houve um movimento de boicote ao YouTube na Europa de incluir anúncios;
- Existem milhares de ferramentas que são diariamente melhoradas no YouTube;
- Criadores que ganham com conteúdos de terceiros estão burlando a plataforma e não tem do que reclamar. Somente serem banidos;
- Youtube quer que você cresça o seu canal, e não está boicotando o canal de ninguém (é muito pequeno pensar assim);
- Existe uma grande diferença em não ter pessoas para dar suporte aos criadores, e querer prejudicá-los (não seja mimado);
- Um bom criador de conteúdo não deixa os seus ganhos em apenas um lugar. O criador entende que o seu conteúdo é um negócio que precisa ser vivo e ter entrada de dinheiro de diversos meios (livros, peças, cursos, produtos, etc…);
O próprio YouTube fez uma declaração oficial no fórum. Leia aqui declaração do YouTube sobre o boicote ao youtube
Minhas Previsões sobre o Boicote ao YouTube
- Pode haver mais uma mudança no algoritmo de punição mais severa para quem burla as regras;
- Novas regras para monetizar seu canal, ou mesmo uma confirmação a mais podem surgir para restringir a monetização tão fácil;
- Quem faz conteúdo original não deve se preocupar. Basta ir direto nas empresas e vender o pacote completo (Só entre nós, você como criador vai até ganhar mais se oferecer direto.)
- E por último: PELO AMOR DE DEUS, não cospe (pra cima) na plataforma que não te cobra nada para te dar o suporte. Existem várias outras plataformas no mercado que cobram (e bem caro) para fazer o mesmo.
Se continuar te incomodando, não sofre, monta seu canal em outro lugar.
E você, concorda comigo?
Deixe seus comentários nesse artigo.