Creator, deixe de ser mimado e vá estudar o youtube!

Creator, deixe de ser mimado e vá estudar o youtube!

Desde de sempre o YouTube investe pesado no suporte a seus criadores de conteúdo (aqui citados como Creators). Trabalho com internet desde 2002 e nunca vi uma plataforma tão próxima, receptiva e aberta aos novos creators.

Hoje, 6 de setembro de 2016, já são 9 YouTube Space’s pelo mundo (o que muito em berve deve aumentar para 10 com o novo Space do Rio de Janeiro), espaços onde são oferecidos gratuitamente workshops para que você, Creator, aprenda mais sobre audiovisual e a plataforma.

De Fanfest a Happy Hour, de gamer a diversidade, o YouTube cria eventos para todos os nichos, pois entende que o conteúdo é o seu bem mais valioso, e fomentando o crescimento dos creators de todos os nichos, a plataforma em cresce junto.

Isso tudo, já é muito mais do que qualquer plataforma que eu conheço já fez por seus membros.

O que acontece é que tudo isso precisa ser bem planejado para que atinja quem realmente quer fazer conteúdo de qualidade (premissa número 1 na plataforma.), e não somente quem está fazendo um canal pela busca da fama.

Sim, é preciso segmentar, dividir em grupos e exigir algumas restrições para que não vire somente uma festa pela festa e não se aprenda nada, e é aqui que alguns creators começam a torcer o nariz para essas restrições.

Globalmente, o YouTube fez um movimento de organização dos creators de acordo com o seu número de inscritos no canal. Surgiram novos termos que antes não eram utilizados, e que acredito ser uma maneira de te motivar desde o primeiro inscrito.

Diferente do que era no começo, hoje você ganha um “grupo” desde o seu primeiro dia de vida do canal. Veja como funciona essa classificação e o que você pode usufruir em cada uma delas.

Grafite: 1 inscrito
Além de acessar o creators studio, você já tem um suporte direto com o YouTube por email em seu canal, além de um workshop de “como começar no YouTube” dentro do YouTube Space.

Opala: mais de 1.000 inscritos
Tudo do grafite + já pode participar de mais treinamentos do YouTube Space + já consegue se inscrever em alguns meetups.

Bronze: mais de 10.000 inscritos
Tudo do Opala + já pode gravar dentro do YouTube Space (com agendamento que não é festa do caqui) + ter análise de um consultor do YouTube + Participar do YouTube NextUp

Prata: mais de 100.000 inscritos
Tudo do Bronze + um gerente de conta para te auxiliar em alguns pontos do canal + um quadro de premiação com um play de prata por alcançar os 100k de inscritos

Ouro: mais de 1.000.000 inscritos
Tudo do Prata + um gerente de conta para te auxiliar em alguns pontos do canal + um quadro de premiação com um play de ouro por alcançar os 1 milhão de inscritos

Diamante: mais de 10.000.000 inscritos
Tudo do Ouro + um gerente de conta para te auxiliar em alguns pontos do canal + um play de diamante por alcançar os 10 milhões de inscritos

vídeo oficial da plataforma sobre os grupos de creators

É sempre bom lembrar que esses prêmios e divisões começaram recentemente em 2012 (Play de Prata e de Ouro) e estão em constante melhoria para que o creator tenha sempre mais e mais conteúdo para se desenvolver.

Mas Camilo, isso é muito injusto, pois eu preciso de x mil inscritos para participar, juro que meu conteúdo é bom..

Seu conteúdo pode até ser bom e ter qualidade ( eu acredito mesmo que tenha), mas o principal ponto é: pela plataforma, você ainda é um pequeno gafanhoto em desenvolvimento que precisa aprender algo a mais para chegar nesse patamar.

E não adianta vir com receitas, bots ou conteúdo agressivo para ranquear e crescer o seu canal. Cada vez mais o YouTube vem “polindo” suas regras, para que conteúdo sensacionalista e/ou agressivo ao extremo, não seja um fator de engajamento ou ranqueamento.

O que quero dizer é que cada vez mais as tretas malígnas, xingamentos, ataques e conteúdo impróprio, deixarão de ranquear e até monetizar. Já foi possível ver o que algumas diretrizes remodeladas na monetização fizeram de bagunça na cabeça dos creators.

Se você usa esse tipo de conteúdo para ranquear, aparecer ou qualquer coisa do tipo (eu sei que talvez isso possa funcionar agora) mas eu recomendo que você comece a se preocupar mais com conteúdo do que com xingamentos, gritos, agressões ou ficar doidão nos vídeos.

Eu vou é desistir do meu canal, porque o YouTube não quer que eu cresça #mimimi

Meu amigo (ou minha amiga), se você não é capaz de conviver e se adaptar as regras, sinto te informar que em nenhum lugar no mundo você vai se adaptar, pois empresas tem regras também. Ooooooooolha(!)

Se você não alcançou os inscritos necessários para participar de alguma ação ou evento do YouTube, a culpa é inteiramente sua, assim como o sucesso de chegar aos 10 milhões de incritos será inteiramente culpa sua também. Então se mexe, e começa a fazer algo realmente diferente do que faz hoje.

Ser um creator não é simplesmente “cuspir” vídeos quando te der vontade. Você tem uma responsabilidade com a audiência, com a formação da sua comunidade e principalmente com o desenvolvimento do seu canal.

Gosto muito de uma frase do Vitor Knijnik da Rede Snack que diz assim:

Hoje, o creator, ele não é só o talento. Ele também é o empresário, ele também é o produtor. Por isso que essa discussão fica complexa. (…) Essa grande confusão que a gente está é justamente pelo multipapel que o creator faz.

Vitor Knijik – co-founder da Rede Snack para o Creators Shift

Entende a razão de você se sentir tão sobrecarregado? A razão é que não basta ser só um talento, você precisa ser o D.T.P. (Dono da Porra Toda) e fazer todas as pontas do seu negócio acontecer. Entenda que o seu canal é um negócio. Você investe tempo, dinheiro, estudos e tudo mais para que a sua mensagem alcance o maior número de pessoas possíveis.

E em cima de tudo isso, é óbvio que eu acho justo que você seja remunerado de acordo com o seu esforço em cima do conteúdo produzido. Não existe “brincar de YouTube” para quem quer viver de youtube.

 

Fala a verdade para mim, você estuda o YouTube?

Muitos dos creators que eu encontro reclamam muito da plataforma e das diretrizes. O que eu particularmente acho um absurdo, pois diferente de você contextualizar algo que pode melhorar, xingar a plataforma em suas redes sociais não é algo, digamos, muito inteligente.

As portas estão sempre abertas. Para quem quer ir e quem quer vir. O que você precisa entender é que assim como qualquer outro trabalho no mundo, você precisa se esforçar. E se nesse momento, você pensou que não é o seu trabalho: então por que você quer receber dinheiro com isso?

Fica muito claro para mim, após alguns minutos de conversa, quem são os creators que realmente estão a fim de fazer a diferença e quem está só para fazer parte do coro de “acho isso uma injustiça”.

Puta mundo injsto, mêo!

Só você pode fazer o seu conteúdo crescer. E o caminho para fazer isso é dominar a plataforma e fazer com que ela seja sua ferramenta de potencialização do seu conteúdo online.

Se você ainda está reclamando que tem menos de mil inscritos e não consegue participar de nada, acho que você não procurou direito. Pare de perder seu tempo reclamando e comece a investir esse tempo estudando tudo relacionado ao seu conteúdo.

Foi por isso que criei esse artigo, para te provar por A mais B que é possível sim crescer um canal, desde que você se dedique a isso (no tempo que você tiver). Estar 100% no YouTube, não significa largar o emprego para ter um canal. Significa que quando você for fazer qualquer coisa para o canal, você irá se dedicar 100% a ele, sem jogos, sem chat, sem whatsapp, etc…

 

Para você é fácil falar, o seu canal tem… 5 mil inscritos?

 

Sim, exatamente isso que você leu. Hoje, dia 6 de setembro, meu canal tem um total de 5 mil inscritos, para ser mais preciso estou com 5.098 inscritos. E se a sua desculpa era que meu canal é grande, acabei de derrubá-la por terra, e te provar que o conteúdo pode ser bom, mas que o seu aprendizado precisa ser contínuo.

E é aqui que eu trago para você, a todas as fontes de informações que eu utilizo para saber mais sobre o YouTube, para que eu possa entender a plataforma, produzir melhor e alcançar muito mais pessoas.

Todos os dias é preciso entrar e estudar mais os seguntes sites:

 

YouTube Space pelo mundo
https://www.youtube.com/yt/space/pt-BR/
O que acontece nos spaces e as agendas dos workshops para você se increver.

Aproveite e acompanhe o canal do YouTube do Space https://www.youtube.com/youtubespace

 

Centro de Criação
https://www.youtube.com/yt/creators/pt-BR/index.html?noapp=1
O centro de criação em português vai te direcionar para os principais treinamentos online e como agir de acordo com cada benefício

 

Creator Community (em inglês)
https://www.youtube-creatorcommunity.com/t5/Creator-Community/ct-p/EN_NA_Beta
comunidade-de-criadores-do-youtubeUm ENOOOOOOOOOORRRME fórum de compartilhamento de dicas, informações e conteúdo sobre a plataforma e como se desenvolver nela. Crie sua conta e mesmo que não saiba inglês, use o google tradutor para “ler” as conversas.

Muito insights e dicas aparecem em conversas com outros criadores, e ficam lá registradas para que você possa consultar e aplicar em seu conteúdo.

 

Escola de Criadores de Conteúdo
https://creatoracademy.youtube.com/creatoracademy/page/education?hl=pt-BR
Sabe tudo o que você quer aprender com o YouTube nos workshops? A grande maioria você pode aprender online mesmo pela escola de criadores. Além do conteúdo básico, existe muito conteúdo complementar criado por outros criadores e que podem te ajudar muito.

Um exemplo é a primeira aula de “Branding” com o Dane Boedigheimer do Annoying Orange

 

Twitter @YTCreators (em inglês)
https://twitter.com/ytcreators
Atualizado diretamente de San Bruno, no quartel general do YouTube, esse twitter compartilha conteúdo de criadores, novos cursos da Creator Academy e funcionalidades da plataforma.

 

Twitter @YTCriadores (em português)
https://twitter.com/ytcreators
A versão em português do YTCreators, mas com conteúdo diferente e focado na língua portuguesa.

 

YouTube Spotlight
https://www.youtube.com/user/YouTube
Um canal no YouTube com conteúdo que faz sucesso na plataforma. De tempos e tempos eles divulgam vídeos que tem uma projeção e conteúdo mundial, de conteúdo musical aos memes fenomenais da internet.

 

Comunidade de criadores no Google+
https://plus.google.com/+YouTubeCreators/videos
Porque além de estudar, você pode se conectar com outros criadores online, trocar ideias e quem sabe, criar conteúdo juntos.

 

Creators Montly
http://youtubecreatormonthly.blogspot.com.br/
Um blog com os emails mensais que o YouTube envia para os seus criadores, com dicas, conteúdos e ações que irão acontecer.

 

Blog oficial do YouTube
https://youtube.googleblog.com/
O blog oficial do YouTube, onde ele anuncia funcionalidades, eventos e ações globais.

 

Ajuda do YouTube
https://support.google.com/youtube/?hl=en#topic=4355266
Perdido? Você pode usar a ajuda do YouTube para pesquisar sua dúvida dentre todas as diretrizes da plataforma.

 

Fórum de ajuda do YouTube ?????
https://productforums.google.com/forum/#!forum/youtube-pt

forum-de-ajuda-do-youtube
Tenho um carinho imenso ao falar do Fórum de Ajuda do YouTube, pois eu faço parte ativamente do Fórum, respondendo e ajudando a encaminhar dúvidas das pessoas sobre a plataforma e alguns eventuais bugs.

Eu faço parte desse programa do YouTube como usuário em ascensãoe junto com vários especialistas na plataforma, respondemos suas dúvidas (sim, todas as dúvidas por mais cabeludas que elas sejam) de maneira gratuita e com muita qualidade, pelo simples prazer de desenvolver a comunidade e aprender junto com vocês.

Você também pode se tornar um usuário em ascensão ou um contribuidor principal, basta começar criar sua conta e começar a responder as pessoas, dentro do fórum. 😉

 

Help Heroes YouTube ?????
https://youtube.com/yt/helpheroes/pt-BR/index.html
Quando eu digo que a plataforma dá suporte para quem faz conteúdo de qualidade, eis a prova! O program Help Heroes do YouTube, seleciona canais que criam conteúdo para a plataforma com a finalidade de informar, formar e educar novos criadores sobre o YouTube.

O canal Play de Prata foi um dos selecionados para entrar no time dos Help Heroes, que é um programa mundial e que no Brasil já conta com 18 canais escolhidos pelo próprio YouTube.

Você também pode se tornar um Help Heroe. Basta produzir conteúdo de qualidade e se inscrever no site, que o seu conteúdo será averiguado.

Clique aqui para você acompanhar o conteúdo de todos os Help Heroes do Brasil.

 

Nossa, mas tudo isso para entender o YouTube?

Entende, agora o quanto de informação é preciso ter para começar a entender um pouco mais sobre a plataforma e tudo o que diz respeito a conteúdo para vídeos online?

A minha intenção com esse artigo é que ele seja uma motivação para você. A cada vez que pensar em desistir, ou mesmo não entender o por que está difícil crescer no YouTube, você pode vir aqui e reler algumas dicas, ou mesmo usar ele como uma biblioteca de quais os locais para conseguir informações sobre o YouTube.

Mas lembre-se: Só depende de você!

 

Gostou desse artigo? compartilhe com os amigos e em suas redes sociais. Isso me ajuda muito a continuar produzindo.
Faltou algo? por favor, deixe nos comentários que eu irei atualizar o mais breve possível.

Abs!
😉 Camilo Coutinho

Este post tem 13 comentários

  1. Marcio Cruz

    Texto GENIAL!
    Conteúdo DE PRIMEIRA que todo produtor de conteúdo precisa ler…
    Abs CC

    1. Camilo Coutinho

      Obrigado, Marcio! Abs!

  2. Esclarecedor Camilo, sempre quando tenho oportunidade nas minhas apresentações de trabalho da faculdade, falo que qualquer conteúdo da internet (não só no Youtube) tem que ter 3 premissas básicas (e que funcionam na boa parte dos canais). Primeiro ser uma coisa nova. Segundo, fazer a pessoa sair do vídeo ou texto com mais informação, sanar a dúvida que ela tinha. O terceiro é ser de fácil acesso e ser conteúdo rápido.

    Quando você lida com uma plataforma que muda com o tempo, como no caso do Youtube, é até bom, porque quando a plataforma muda, há a possibilidade das pessoas que não possuem canal com dezenas de milhares de inscritos chegarem a esse patamar só por se adaptarem mais rapidamente.

    Curti esse post.

    1. Camilo Coutinho

      Esses pilares são ótimos, Ricardo.
      Fico muito feliz que tenha gostado e comentado do post também.
      abs!

    1. Camilo Coutinho

      Muito Obrigado Vertão! Para mim essa é a pegada, estudar o conteúdo para sempre ir além. 😉 valeuu

  3. Fantástico Camilo. Posso dizer que eu faço parte das pessoas que não desistem. kkkkkk
    Muito obrigada pelo post que já esta na minha barra de favoritos. =)
    Beijos

    1. Camilo Coutinho

      Que ótimo Amanda! Fico muito feliz com isso. Acredito muito nesse modelo de não desistir e buscar a melhoria contínua. Obrigado pela mensagem. 😉

  4. Mihaela

    Excelente ! Você falou tudo ! Conteúdo tem…e só ter vontade de entender e aprender! ?

    1. Camilo Coutinho

      Oi Mi, que ótimo te ver por aqui. 😉 obrigado pela mensagem!

    1. admin

      Que bom que gostou. 😉 abs!

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