Precisamos falar sobre o boicote ao YouTube :(
Boicote ao Youtube

Precisamos falar sobre o boicote ao YouTube :(

Depois de tantas notícias sobre “o que é o YouTube” e “o que são os YouTubers“, nas últimas semanas (abril/17) surgiu o tema boicote ao YouTube. Muitos criadores ficaram desesperados – com razão – e outros passaram a investir palavras de ódio sobre a plataforma.

Entendo que muitos criadores tem seus negócios afetados diretamente, principalmente quando se toca no ponto de grana. Mas é preciso entender como chegamos nessa situação. Eu não sei nada oficial interno, mas existem alguns pontos para analisarmos e aprendermos com isso:

  1. O Youtube começou sem anúncios só sendo uma plataforma de conteúdo
  2. Em 2011, entraram os anúncios e todo mundo odiou/xingou muito. ( Mais especificamente 6 anos atrás. Veja só : https://www.facebook.com/camilopcoutinho/posts/10211102826378963?pnref=story )
  3. Alguns criadores podiam monetizar depois de ter seu conteúdo/canal avaliado.
  4. A avaliação foi ficando mais branda até que chegou ao ponto que a ativação da monetização é quase automática, e incluem algumas funcionalidades extras como thumbs personalizadas e programação de vídeos.
  5. As pessoas (não criadores, pessoas quaisquer) cresceram o olho para a possibilidade de ganhar dinheiro online.
  6. O crivo do dinheiro são visualizações e não qualidade, o que gerava cada dia mais pessoas focadas em subir qualquer coisa, incluindo conteúdos de terceiros.
  7. Muitos canais que faturam alto são canais que replicam novelas, esportes, e conteúdo de terceiros sem autorização, e  reclamam muito (principalmente no fórum do YouTube sobre isso). Para mim devem ser deletados e ponto final.
  8. Com tanto conteúdo aleatório no mix de conteúdo bom, incluindo os que ferem gravemente as diretrizes, as empresas começaram a ver seus anúncios em vídeos que não faziam sentido para a empresa, seja pela cultura, produto ou mesmo aparecer em vídeos bem graves.
  9. No Reino Unido e alguns países da Europa, um grupo de agências e clientes decidiram deixar de usar o youtube (não o Adwords, mas somente de exibir no youtube).
  10. Como o alinhamento de agências é global, isso respinga no mundo todo. Literalmente.
  11. O YouTube tem funcionalidades que são melhoradas todos os dias, são milhares delas, incluindo robôs que precisam ser treinados para “pegar” esse tipo de conteúdo e banir/excluir/notificar etc… Esse é um dos papéis dos funcionários google/youtube.
  12. Com menos investimento nos anúncios, menos anúncios aparecem e tecnicamente, menos se ganha.
  13. O próprio YouTube está trabalhando muito forte (todas as pessoas que eu falei me disseram que essa é a prioridade número 1) para resolver isso.
  14. Os valores de cliques não são só definidos por isso. Existem fatores de mercados, campanhas, conteúdos, que podem estar pausamos mesmo, ou como o BRKSEDU lindamente falou em seu vídeo (Assista aqui que é obrigatório https://youtu.be/xaunYaweLls ) , as pessoas podem estar de férias ou (eu falo isso) estarem saturadas do seu vídeo ou sem tempo para ver. Enfim, são diversos fatores, diversas possibilidades.

Isto posto, penso que é muito mais uma questão de adaptação ao meio/plataforma, do que reclamações que muito provavelmente não terão resultados efetivos. Na internet não tem espaço para quem não está em constante transformação e pronto para a instabilidade do avanço tecnológico.

Se você quer ser um criador – e está apavorado com o boicote ao youtube – minha recomendação é que você pense no seu canal/conteúdo/produção como uma empresa. Dentro disso, podemos pensar em alguns aprendizados.

Alguns aprendizado no caso do Boicote ao YouTube:

  • Houve um movimento de boicote ao YouTube na Europa de incluir anúncios;
  • Existem milhares de ferramentas que são diariamente melhoradas no YouTube;
  • Criadores que ganham com conteúdos de terceiros estão burlando a plataforma e não tem do que reclamar. Somente serem banidos;
  • Youtube quer que você cresça o seu canal, e não está boicotando o canal de ninguém (é muito pequeno pensar assim);
  • Existe uma grande diferença em não ter pessoas para dar suporte aos criadores, e querer prejudicá-los (não seja mimado);
  • Um bom criador de conteúdo não deixa os seus ganhos em apenas um lugar. O criador entende que o seu conteúdo é um negócio que precisa ser vivo e ter entrada de dinheiro de diversos meios (livros, peças, cursos, produtos, etc…);

O próprio YouTube fez uma declaração oficial no fórum. Leia aqui declaração do YouTube sobre o boicote ao youtube

 

Minhas Previsões sobre o Boicote ao YouTube

  • Pode haver mais uma mudança no algoritmo de punição mais severa para quem burla as regras;
  • Novas regras para monetizar seu canal, ou mesmo uma confirmação a mais podem surgir para restringir a monetização tão fácil;
  • Quem faz conteúdo original não deve se preocupar. Basta ir direto nas empresas e vender o pacote completo (Só entre nós, você como criador vai até ganhar mais se oferecer direto.)
  • E por último: PELO AMOR DE DEUS, não cospe (pra cima) na plataforma que não te cobra nada para te dar o suporte. Existem várias outras plataformas no mercado que cobram (e bem caro) para fazer o mesmo.
    Se continuar te incomodando, não sofre, monta seu canal em outro lugar.

 

E você, concorda comigo?
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